quarta-feira, 4 de abril de 2012

CAMINHO MAIS FÁCIL???

Publicar um livro pode ser bem difícil, ou muito mais fácil. Depende em qual editora você quiser fazê-lo.

Há uns anos, eu havia acabado de chegar a Buenos Aires, mandei um texto meu a várias editoras que fui encontrando por internet. Não tinha feito o prévio trabalho de ir às livrarias e ver o tipo de publicação de cada editora e para piorar conhecia muito pouco o mercado editorial daqui.

Depois de alguns dias recebi o email de uma editora dizendo que tinha gostado muito do meu texto e me convidaram para uma reunião. Eu estava muito feliz!

Chegando lá, depois de alguns minutos de conversa, percebi que elas nem haviam lido meu livro, mas que sim tinham gostado muito do título. Mas para publicá-lo iam me cobrar.

Sim, existem editoras que cobram por publicar um livro e você pode até pagar e depois vender teus livros para teus amigos, familiares... Mas é esse tipo de escritor que você quer ser? Ou você quer que seu texto passe por várias avaliações até ser escolhido como um bom texto e que uma editora que acredita no teu potencial decida investir nesse projeto?

O caminho mais fácil nem sempre é o que mais te traz realização profissional!

3 comentários:

  1. Entendo seu lado, mas não acho que a publicação por demanda/independente é um demérito. Muito pelo contrário! Mostra que, mesmo tendo sido recusado e/ou ignorado em outras editoras você acreditou no seu trabalho e correu atrás.

    Se ele for bom vai vender. Claro que não no mesmo nível de uma editora que conta com projeto de marketing e pontos de vendas, mas ainda assim.

    Acho que pior que isto é não publicar nada e colocar a culpa nas grandes editoras. Mas essa é minha opinião pessoal. ^^

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o teu ponto de vista também. Acredito que se a única maneira de conseguir publicar um livro é contratando uma dessas editoras acho válido também, mas acredito que antes é importante seguir o caminho mais difícil... porque isso de ser barrado em editoras me fez crescer mito e melhorar muito meu texto. Mais pra frente falarei de outras maneira alternativas de publicar livros... e que são muito bem vindas tb! Obrigado pela atenção e carinho!

    ResponderExcluir
  3. Acho que você deveria publicar mais livros ou até mesmo a continuação do O amor nos tempos de Blog, eu adorei a ideia de Ariza ser surdo você deveria continuar a escrever a história de amor desses dois, eu espero encontrar um amor desses um dia!

    ResponderExcluir