domingo, 1 de abril de 2012

COLUNA VERTEBRAL

Às vezes é difícil resumir nossa história em poucas palavras. Temos tanto para dizer, tanto para contar, que não conseguimos nem mesmo saber sobre o quê é a nossa história.

Saber sobre o quê é a nossa história não é somente bom para poder contar às pessoas, e até talvez convencer alguém a publicá-la, mas também é fundamental para que você, enquanto estiver escrevendo, não perca o rumo da trama.

E tem um jeito muito fácil de armar a coluna vertebral da tua história:

Sujeito (personagem principal) Deseja (qual o objetivo dele, o que ele deseja conseguir) Mas (alguma coisa que o impede de conseguir) Então (o que ele fez para resolver o empecilho)

Por exemplo, pensamos uma história de amor qualquer:

Paulo é um homem que bebe muito e está apaixonado por sua vizinha. Ele Deseja se casar com ela, Mas ela diz que somente se casará com ele quando ele deixe de beber. Então Paulo começa a fazer um tratamento para deixar a bebida.

Esse é só o pontapé inicial. É claro que a história começara a se desenvolver quando Paulo comece seu tratamento. Muitas coisas podem acontecer a partir daí. E se ele consegue ou não deixar de beber e casar com sua vizinha será a resoluação da trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário