sexta-feira, 16 de março de 2012

CONFLITO

Eu tinha prometido esse post para ontem, mas apareceu esse Maximiliano meio estranho, e roubou o meu espaço.


Vamos lá: Como construir um bom conflito?


Conflito não quer dizer briga, discussão, não. Conflito é simplesmente a dificuldade que o personagem principal tem para conseguir aquilo que deseja. Por exemplo: se ele está apaixonado por uma garota e ela tem namorado, esse é um conflito. Porque ele está com dificuldades de conseguir aquilo que tanto quer.


O conflito, para que funcione bem, tem que ter vários obstáculos. Por exemplo: se o garoto gosta da garota e ela tem um namorado, esse é um obstáculo. Mas é preciso ter outros também. Ele pode ser tímido e não ter coragem de falar com ela, ele pode também ter uma namorada, mas não está muito feliz com o namoro, ou seja, é importante inventar vários obstáculos, e assim ir resolvendo cada um deles até chegar no obstáculo mais importante e o momento da decisão: eles ficam juntos, ou não?


Mas nem sempre o conflito que pensamos inicialmente é o suficiente para manter a atenção do leitor durante todo o livro, então existem duas possibilidades. Ou você pensa um conflito maior e mais interessante, ou transforma seu texto num conto, e não num livro muito longo!


Atenção: pensar na história é muito válido, mas quando você começar a escrever muita coisa vai mudar. Porque acredite ou não, os teus personagens vão terminar fazendo suas próprias escolhas e muitas vezes elas serão diferentes das tuas.


Boa escritura, bom fim de semana e a gente se vê!

Um comentário:

  1. Legal, meu caro! Continue assim, não abandone o blog, se esforce e ele dará frutos.

    ResponderExcluir