segunda-feira, 5 de março de 2012

MIL MANEIRAS

Num dos posts anteriores eu disse que o mais importante não era o assunto do livro, mas sim a maneira de abordar esse assunto. Fico pensando então quais são as maneiras possíveis e chego a estas respostas:


1a. pessoa - parece aula de português, né? Quando a professora diz que a redação vai ter que ser em primeira pessoa. E isso o que quer dizer? Quer dizer que será contado pelo próprio personagem. Ou seja, pode ser eu mesmo contando alguma coisa que aconteceu comigo, ou um personagem que eu invento contando alguma coisa que aconteceu com ele.


Dica importante: quando eu conto em primeira pessoa sempre tento pensar um motivo para que meu personagem esteja contando a história. Por exemplo, o meu livro foi escrito em primeira pessoa. São 3 personagens que contam as suas histórias através de um blog. Eles não começam a falar do nada o que aconteceu, eles estão contando o que acontece na vida deles porque eles têm um blog.


3a. pessoa - é quando contamos algo que aconteceu com uma outra pessoa. Como se nós tivéssemos visto o que aconteceu ou ficado sabendo de alguma maneira.


Dica importante 2: quando escrevo em 3a. pessoa sempre tento inventar um bom motivo que justifique o fato de eu conhecer essa história. Sei lá, eu posso ser o vizinho do personagem principal, ou posso estar contando a história do meu avô. Sempre tento encontrar uma relação entre o narrador e o personagem.


Espero que essas dicas possam te ajudar e não se esqueça: quanto mais "louquinha" for a tua história, mais divertida será!

Um comentário: