sábado, 3 de março de 2012

NUMA CONVERSA CASUAL...

Tudo começou assim. Ou seja, tudo tudo não, mas esse livro nasceu depois de uma conversa na faculdade. 


Eu estava em Buenos Aires, onde moro atualmente, fazendo um mestrado em comunicação. Conversando com um companheiro colombiano lhe contei que meu hobbie era escrever. Ele então me disse: "Estou trabalhando para uma editora mexicana e estamos procurando novos talentos. Você tem algum texto para adolescentes?"


Respondi que SIM na mesma hora. O único problema é que eu não tinha nenhum texto. Perguntei ao meu companheiro quanto tempo eu tinha para fazer as correções no meu suposto material, e ele respondeu: "2 semanas".


Ok. Fui pra casa e coloquei minha cabeça para pensar. Eu tinha duas semanas para criar uma história bacana, voltada para adolescentes e que pudesse se transformar num livro. Um pequeno detalhe: em ESPANHOL!


Mas se tem uma coisa que sempre gostei foram os desafios! E esse era um dos grandes!


Foi nesse sufoco que aprendi uma coisa fundamental: o mais importante não é aquilo que você quer contar, mas sim COMO você vai contar. 


Quando comecei a quebrar a cabeça pra criar esse texto tudo o que eu pensava já tinha sido escrito, afinal, com tantos livros, é óbvio que os autores já pensaram em tudo. Foi então que resolvi desistir de ser original em relação ao assunto e me preocupar mais com a forma que o livro teria. Ou seja, descobri nesse processo de duas semanas que o que diferencia um livro do outro é a maneira como você fala do tema escohido.


Com esse aprendizado decidi colocar toda a minha atenção na maneira como abordaria o assunto escolhido. 


E existem muitas maneiras de falar sobre um mesmo assunto? Num próximo post darei dicas sobre algumas maneiras possíveis. 


Até a próxima!

Um comentário: